Meninas...vamos falar sobre a última etapa do Cronograma Capilar. Que caso você ainda não saiba o que é basta clicar aqui Cronograma Capilar.
Essa etapa é a menos utilizada ou melhor dizendo a que se faz menos vezes.

A Reconstrução capilar consiste em usar substâncias para repor a massa perdida dos fios.
Essa etapa deve ser feita apenas e APENAS em cabelos muito danificados e elásticos, aqueles que precisam muito de recuperação.
Porque caso você não precise e faça, muito provavelmente seus fios vão quebrar e ressecar, além de ficar com um aspecto de "duro". Os fios ficam meio rígidos, pesados, sem brilho e sem movimento.
Portanto...todo cuidado é pouco.

Eu mesma utilizei a Reconstrução pouquíssimas vezes durante meu processo de recuperação capilar.
Para essa etapa eu usei uma Queratina, que ganhei de uma amiga. Mas sei que ela custa cerca de 20,00 reais em farmácias.


Queratina Líquida
Existem várias opções disponíveis e com vários preços. Um vidrinho desse dura por muito tempo, o meu tem mais de ano e ainda está pela metade.

Essa etapa pode ser feita de duas maneiras:
  • Com a queratina pura; ou
  • Com a queratina e uma máscara de hidratação.
Quando se opta por usar a Queratina pura é preciso ter em mãos uma fonte de calor para selar a queratina nos fios, ou seja, após o uso desta tem que fazer escovinha ou chapinha.

O procedimento é simples:
        Lava-se os cabelos apenas com shampoo, retira o excesso de água com uma toalha e aplica uma pequena quantidade da queratina dos meios dos fios até as pontas (como se estivesse fazendo uma hidratação mesmo). Ou você faz uma escova ou espera secar naturalmente e passa chapinha.
Pode deixar assim por algumas horas (pelo menos 2 horas) e enxaguar. Mas se preferir pode deixar por até dois dias. 

A segunda maneira é mais simples ainda...
        Lava os cabelos apenas com shampoo, também retirando o excesso de água. Dai aplica uma mistura com
  •  Máscara de Hidratação (a quantidade necessária para o seu tamanho de cabelo);
  • Uma colher (chá) de Queratina Líquida.
Deixa agir nos fios por no máximo 40 minutos. Dai é só tirar a mistura e passar condicionador, enxaguando bem para que não sobre resíduo algum.

Essa etapa não pode ser feita mais que uma vez ao mês. E preferencialmente após uma hidratação.

Eu já ouvi falar de meninas que ao invés de usarem queratina usaram Glicopan Pet, que é uma vitamina para animais. Como nunca usei, nem conheço alguém que tenha usado, não posso falar á respeito. Mas os depoimentos na internet costumam ser positivos. 

Caso você realmente precise de uma reparação intensa nos fios, essa é uma ótima opção. 

É só seguir as dicas e saber que não pode exagerar nas etapas de reconstrução, para não ter um efeito contrário ao que se espera.




Meu cabelo após Umectação com Óleo de Coco

 A nutrição/umectação é uma das etapas do Cronograma Capilar, que caso você ainda não tenha visto, é só clicar neste link Cronograma Capilar e descobrir mais sobre o assunto.

  Essa etapa costuma ser feita uma vez na semana ou até de 15 em 15 dias, dependendo da situação em que o cabelo se encontre e quais as necessidades principais deste.

  Trata-se de uma aplicação de óleos extra virgens nos cabelos. Não pode ser aquele que costumamos encontrar no supermercado, que custa 2,00 reais e tem várias opções. Esse óleo apesar de ser indicado para cabelo e pele (como fala na embalagem) não é virgem, ou seja, nele existem outros compostos prejudiciais aos fios ou apenas que impedem o aproveitamento total do óleo, que costuma estar em pequena quantidade.
  Os óleos mais acessíveis e comuns nessa etapa, são os de Coco e Oliva, sim o de Oliva, aquele usado na salada, que encontramos nos supermercados. Mas prestem atenção...leia sempre o rótulo, pois existem os compostos (oliva e soja). Tem que ter certeza que é extra virgem.

  Para fazer a nutrição você vai precisar de:
  • Óleo extra virgem (Coco, oliva, etc.);
  •     Shampoo Transparente;
  •   Touca plástica.

  Não existem segredos para a aplicação do óleo nos cabelos, é só seguir o passo-a-passo:

  •          Com os cabelos secos, separe-os em mechas;
  •       Vá passando o óleo em cada uma delas, enluvando os fios (massageando da raiz para as pontas, em movimento de puxar para baixo);
  •     No final da aplicação, coloque o óleo na palma das mãos e massageie o couro cabeludo em movimentos circulares;
  •       Faça um coque no alto da cabeça e coloque a touca plástica;
  •       Pode ir dormir...
  •    Ao acordar lave os cabelos com shampoo transparente, quantas vezes for necessário, até sentir que saiu todo o óleo;
  •      Utilize condicionador somente nas pontinhas...e enxague bem;
  •     Não é preciso passar creme sem enxague.

  Normalmente eu faço umectação anoite, porém algumas meninas utilizam um dia livre para tal processo. Se for o seu caso e você não quer dormir com o óleo nos cabelos, deixe ele por pelo menos 2 horas nos fios.

  Lembrando que não é preciso encharcar os fios, passe somente o necessário para dar um aspecto oleoso. Eu utilizo apenas 2 col. de sopa...é o suficiente.

  A Nutrição deixa os cabelos lindos...dá brilho, maciez, o frizz quase que some por completo. O segredo é lavar bem, para que não fique aquele aspecto pesado quando secar.

 O Óleo de Coco que tenho custou 25,00 reais na farmácia. Ele tem 240 ml. A única diferença para o Óleo de Oliva (que paguei 8,00 reais numa promoção do supermercado) é que quando uso o de Coco passo o shampoo 3 vezes e o de Oliva eu preciso de apenas 2 vezes para sentir o cabelo limpo e sem resíduos de óleo.

 Os dois me deram resultados semelhantes, só que um gasta bem menos que o outro. Já que o Azeite de Oliva tem 500 ml.

  Muitas pessoas têm medo de fazer umectação e o óleo não sair na lavagem ou deixar os fios com aspecto de oleoso e sujo. O medo é normal. Por isso devemos usar shampoo transparente, porque como eu disse no post para cuidados com o Cabelo Oleoso, que você pode conferir aqui Como cuidar dos Cabelos Oleosos, o shampoo transparente limpa melhor que os perolados, por exemplo.

  Não é preciso comprar o mais caro que encontrar, muito pelo contrário, o objetivo aqui é gastar bem pouco. Por isso comprei um shampoo da Seda (6,00 reais). Ele limpa bem e ainda possui um cheiro muito agradável.


  Fazendo as contas...se você utilizar os produtos mais acessíveis, gastará uma média de 15,00 reais. E poderá fazer essa etapa várias vezes. 


Moças Lindas...

A Hidratação é uma das etapas do Cronograma Capilar. Que caso você tenha perdido o post, pode olhá-lo clicando nesse link: Cronograma Capilar - Baratíssimos da Ana.

Então..essa etapa é uma das mais usadas. Inclusive ela não estraga o cabelo. Porque estou falando isso? Etapa como a Reconstrução, se feita em excesso ou cabelos que não estão tão danificados, podem causar efeito rebote, ou seja, ao invés de recuperar, vai ressecar e quebrar os fios, deixar eles rígidos por conta do excesso do produto utilizado.

Mas vamos ao que interessa. Você pode fazer dois tipos de Hidratação.


  • Rápida: Essa costuma ser feita durante o banho, utilizando máscaras que têm tempo de pausa entre 3 e 5 minutos no máximo. 

  • Potencializada: Essa pode usar a mesma máscara, entretanto o tempo de pausa dura entre 30 minutos ou até 1 hora. Muitas vezes potencializamos a máscara com algum outro produto, como Glicerina (encontramos em farmácias, a minha custou 3,00 reais) ou Bepantol (também comprei na farmácia, por 30,00 reais).

Qual hidratação fazer? Tudo depende do seu tempo disponível. Eu por exemplo, faço as rápidas em todas as lavagens usando uma máscara da Pantene (custou 12,95). Lavo com shampoo, uso a máscara, e só depois o condicionador. Espero apenas 3 minutos mesmo, como indicado na embalagem.
Máscara que utilizo


Quando tenho mais tempo, uso a mesma máscara, porém potencializando com glicerina ou bepantol. Eu particularmente prefiro a glicerina, pois ela deixa os fios mais hidratados e alinhados, além de manter mais ondulado (além do preço ser bem mais bacana), porque meu cabelo não tem muito formato e costuma dar trabalho pra manter as ondas. 

Como Fazer:
  • 1 colher (sopa) de máscara ou quanto seu cabelo precisar
  • 1 colher (sopa) de Glicerina
  • ou 1 tampa de Bepantol líquido
Como Usar: 

Mistura tudo e passa nos fios lavados apenas com shampoo. Coloca na touca por pelo menos 30 minutos, no máximo uma hora. Eu uso touca plástica mesmo, mas pode usar laminada ou até térmica, porém diminui o tempo de descanso para 20 minutos. 
Quando for retirar, enxague muito bem, para tirar toda a máscara. E passe condicionador somente nas pontas...e enxague mais ainda.

PRECAUÇÕES:  Para utilizar a Glicerina é preciso que o tempo esteja úmido, no mínimo em 60% de umidade. Porque ela "puxa" a umidade do ar...se não tem? Ela vai puxar dos fios e ressecá-los. Porém, caso o tempo esteja seco, pode acrescentar 2 colheres de soro fisiológico na mistura, assim você poderá usar sem medo.

Meus cabelos depois da Hidratação com Glicerina


Caso você compre uma máscara, que sozinha não dá muito resultado, a potencialização é uma boa opção.
E cada mistura deve ser feita apenas no momento de usar, nada de fazer muito para guardar. Faça só o necessário e use. Quando precisar, faça novamente.

Existem muitas máscaras disponíveis no mercado, cada pessoa deve buscar o que acha necessário. Eu uso uma diferente toda vez que a minha acaba, a última por exemplo era da Pantene para Cachos, e a anterior da Novex Óleo de Coco. Gosto de experimentar...saber as opções, comparar resultados.

Comece a fazer hidratações frequentes...seu cabelo vai agradecer, te garanto. Logo você verá resultados e nunca mais vai querer parar. Acredite...isso vicia.rsrs

Beijinhos...


Vamos saber primeiro o que é:


O Cronograma Capilar é um método que consiste em três etapas, onde cada pessoa deve fazer uma adaptação de acordo com a necessidade do seu cabelo em busca de recuperá-lo ou apenas mantê-lo saudável. O Cronograma costuma ser feito para um mês completo. 


Quais as fases do Cronograma:

  • HIDRATAÇÃO: Trata-se da fase mais simples e mais usada. Consiste em usar de máscaras com componentes hidratantes. Usa-se ela em maior quantidade que as outras. Pode se fazer com a máscara pura ou potencializando-a com algum produto, como glicerina ou bepantol.

  • NUTRIÇÃO ou UMECTAÇÃO: Essa fase usa óleos vegetais extra-virgens, puros ou misturados em máscara de hidratação. Costuma ser usada uma vez na semana para cabelos muito danificados ou de 15 em 15 dias para cabelos menos detonados. Os óleos mais usados e acessíveis são os de Oliva e de Coco.

  • RESTAURAÇÃO: Fase que usa componentes como a Queratina para, como o nome diz, reconstruir os fios. Já ouvi dizer que pessoas com cabelos muito danificados utilizam-a duas vezes no mês, porém não recomendo, porque o excesso dessa fase pode levar à um efeito contrário e gerar quebra e ressecamento nos fios. Uma vez no mês é o suficiente.
Como montar o seu?

  • Existe um teste de porosidade que nos diz em qual fase devemos focar mais. Eu mesma fiz e coloquei algumas amigas pra fazer. Basta pegar um recipiente que seja transparente e colocar água, sim da torneira mesmo,sem segredos. Arranque um fio (eu sugiro que seja do topo da cabeça, eles costumam estar mais danificados), dai vc coloca na água e vê o que acontece. BOIOU: precisa de hidratação; NEM BOIOU, NEM AFUNDOU? Nutrição nele gata; agora se ele AFUNDOU dai vc precisa de reconstrução.
Depois de ver qual fase o seu cabelo precisa mais, dai vc cria um cronograma que atenda as necessidades emergenciais do seu cabelo. Lembrando que não é pra fazer apenas uma fase e esquecer das outras. Todas são fundamentais.
Cada cabelo vai exigir um tipo de cuidado e de produtos, o que serve para o meu pode não dar certo pra um montão de gente, então resta experimentar mesmo. 
Nessa imagem podemos ver um exemplo de cronograma, este é o mais utilizado.

Imagem retirada da Internet

No começo dos meus cuidados para recuperar os cabelos eu ainda não conhecia o Cronograma, então foquei apenas em hidratar, o que fez com que o processo demorasse mais do que deveria. 

LEMBRETE: Cada pessoa deve elaborar seu cronograma, não adianta usar o da amiga. Tente entender seu cabelo.

Mais tarde falarei sobre cada uma dessas fases separadamente.


Ah...desse eu entendo bem. O meu é assim, oleoso na raiz e seco nas pontas.


Cabelo Misto

Sigo alguns cuidados básicos: Lavar na água morna ou fria; Usar um shampoo que tenha um bom poder de limpeza; Um condicionador que recupere os fios (eu prefiro esses, acho que atendem melhor ao que preciso); Um creme para pentear que seja altamente hidratante, mas sem pesar nos fios (uso o Yamasterol); Não pentear com escova jamais, apenas com pente de madeira; Evitar ao máximo pentear os cabelos secos.

Como escolher tais produtos? Vou com a cara deles e saio testando.rsrs Nada difícil. A grande questão sempre vai ser o uso correto de cada um deles. Sempre estar atenta nas informações que o fabricante coloca nas embalagens. O tempo e modo de uso são imprescindíveis para retirar o máximo de benefícios.

Muita gente não retira todo o condicionador, achando que deixando um pouco nos fios ajuda a hidratar mais. ERRADO. Tem que lavar bem, sentir os fios quase "desidratados", daqueles que vc sente que não tem nadinha...nem um pouquinho. Nada de vestígios nos fios hein??

Eu sugiro hidratações pelo menos uma vez na semana. Mas eu faço todas as vezes que lavo, que são umas 3 na semana toda, usando máscaras com tempo de ação de 3 minutos. Deixando o final de semana para uma hidratação mais potente e que leve mais tempo.

Os cuidados com os fios devem ser diários. E eu não costumo comprar o shampoo e condicionador iguais...tipo a linha toda sabe? Eu busco cada um pelo que ando precisando. E sempre estou trocando, pra ir experimentando, ver qual se adapta melhor e também sou daquelas que acredita que um mesmo produto usado por muito tempo vai deixar os fios acostumados, se acontece mesmo? Não sei....rsrs mas prefiro não descobrir. Por isso sempre estou trocando.

Manter os fios saudáveis não é fácil e não acontece do nada...e também não vai se manter sozinho...tem que dedicar tempo e paciência, entender que isso é um processo. Os resultados vão aparecer...acalme-se e não desista.



Você acabou de lavar...lá vem aquele aspecto de sujo não é mesmo? Nada fácil manter a calma nessas horas.



Mas isso é ruim? Não exatamente. O que temos que fazer é usar o que nosso cabelo tem para nosso benefício. A oleosidade é uma delas. Só precisamos cuidar do excesso dela.

Na maioria das vezes os cabelos oleosos possuem caspa. E não é muito legal quando elas aparecem e estão tanto que saem caindo na roupa e deixando sua marca por onde passam. Quase dizendo: olha eu aqui, não me esquece.

Produtos para cabelos oleosos estão aos montes no comércio, com vários componentes. O importante é saber usar. Muita gente não usa condicionador porque acha que não precisa, olha mais um errinho ai...não pode abrir mão dos cuidados não, muito pelo contrário. Usar os produtos certos da maneira correta vai controlar a situação.

A maioria dos shampoos para cabelos oleosos são transparentes, porque? Eles limpam mais profundamente. Costumam ser cítricos (com componentes de frutas/plantas cítricas). O shampoo deve ser passado SOMENTE na raiz, nada de achar que deve jogar shampoo nas pontas porque estão oleosas. Use na raiz e puxe a espuma para as pontas, isso já é o suficiente.

Quando usar o condicionador use apenas nas pontas e enxague bem, sempre enxague muito bem. 

Hidratações também são necessárias. Existem máscaras específicas para cabelos oleosos sabiam? Pois é, tentem optar por elas. Com certeza fará diferença usar produtos que foram feitos para o seu tipo de cabelo.

Não dá pra fugir de lavar os cabelos com mais frequência. O meu mesmo que é misto, lavo dia sim, dia não. Tem pessoas que lavam todos os dias. Sem problemas. A questão é lavar da maneira correta, seguindo as indicações dos fabricantes de cada produto, acredite, eles costumam estar certos. Siga o modo de usar e o tempo indicado nas embalagens.

Nunca... eu disse nunca? Falarei de novo que é pra fixar bem a palavra, NUUUUNCA lave os cabelos com água quente. Além de estragar os fios ainda faz o couro cabeludo produzir muito mais oleosidade. Mas Ana Maria eu moro em lugar frio, não tem como! Não tem problema não, sabe o tanque de lavar roupa? Pois bem, vamos lavar nele então, na água fria mesmo. Te garanto que você só terá benefícios se fizer isso.

No mais é prestar atenção nas atitudes, coisas simples podem estar causando o efeito contrário, ao invés de controlando, podem estar aumentando a oleosidade do cabelo. Siga atenciosamente seus cuidados diários...

"Esta imagem foi retirada da internet, caso você seja o autor favor contactar-me"






O cabelo seco eu considero um dos mais difíceis de lidar mentira que todos são, mas nada é impossível quando se trata de recuperar cabelos ou apenas mantê-lo sempre saudável.

O meu cabelo é misto, entretanto quando eu resolvi foder com ele pintá-lo de loiro, ele se tornou seco, da raiz às pontas, e olha meu desespero não foi dos mais básicos não, foi tipo: ACABOU PRA MIM AQUI, já era. 

Mas após o desespero veio a vontade de recuperar. A coisa tava tão feia que pensei em raspá-lo pra ver se dava pra recuperar, mas desisti logo em seguida. O jeito foi apelar pra cuidados básicos.

Comprei shampoo pra cabelo seco. Ele limpa sem agredir e ainda hidrata. Existem vários no mercado, desde os mais baratinhos até o mais exorbitantes (deve resolver tudo em uma única lavagem pelo preço.rsrs). 

Um grande erro de quem tem cabelos secos é achar que condicionador deve ser passado na raiz pra hidratar. Nada disso...vamos combinar uma coisa aqui: cada produto no seu devido lugar, ok? 

Use um shampoo hidratante. E massageie o couro cabeludo, com os dedos, eu sei que não é fácil evitar enfiar as unhas.rsrs, isso ajuda na produção da oleosidade natural dos fios e ainda ajuda no crescimento. Vai por mim...faz diferença. E nada de água pegando fogo, use a morna. Tá frio? Vamos lá pro tanque então moça. Vai na água fria mesmo siá...melhor ainda.

Na hora de escolher o condicionador, busque um também hidratante ao extremo, que vc acha que possa resolver o ressecamento dos seus fios. Tem tantos que é difícil até escolher. Mas só pode passar do meio dos fios para as pontas. E enxaguar tanto, mas tanto, que vc vai sentir que não sobrou foi nada mesmo (a intenção é essa). 

Nunca esquecendo de hidratar. E se possível realizar umectações (uso de óleos extra-virgens) frequentemente.

Outro erro de quem quer cuidar dos cabelos é achar que uma única vez serve. Deixa a preguiça de lado menina, vamos fazer a coisa direito. Tira uns 30 minutinhos ai do seu final de semana pra cuidar dos cabelos. Tá Ana, mas eu sou ocupada e não tenho nem esses 30  minutos. Não tem problema não, use sua noite. Noite?? Sim, dá pra fazer umectações noturnas por exemplo. 

E outra, vamos evitar pentear os cabelos quando eles estiverem secos, o melhor é o uso de pente de madeira com eles úmidos. Evitará a quebra e ainda manterá os fios alinhados.

Outra coisa que fiz foi diminuir o uso de amarração (putinha, xuxinha, liguinha...dependendo da sua região). Hoje uso daqueles pauzinhos, faço um coque e deixo. Quando solto ele não fica marcado e facilita muito minha vida. E ainda diminui a quebra também.

Mas o primeiro passo mesmo é disciplina. Nada de desleixar nos cuidados, achar que pode deixar ele de qualquer jeito, nada disso, tem que cuidar, tem que achar que vai estragar sim com qualquer abandono do pobre coitado. Não pode abandonar, não pode deixar de lado, não pode achar que ele vai se recuperar apenas com a força do pensamento. Atitudes...tenhamos atitude.



"Imagem retirada da internet se você for o autor favor contacte-me" 


Saber qual é o nosso tipo de cabelo não é nada fácil, acredite. Todas temos dificuldade em entender nossos cabelos, mas também pudera né gente, a gente não sabe quase nada sobre nós mesmas, que dirá nossos cabelinhos, que cada dia resolve ser uma coisa, dependendo do humor deles. Eles têm vida própria...pelo menos isso sabemos com certeza!

Vamos aos tipos de cabelos possíveis:

  • SECOS: esse é fácil, passa a mão no cabelo, tá sentindo? Parece que vai sair arrebentando os fios na mão né? Esse ressecamento todo quer dizer que suas madeixas são secas. Nossa Ana Maria que genial e inusitado. Mas tem muita gente que têm dúvida sobre isso, podem acreditar. Então vamos deixar tudo muito clarinho. Raiz seca, pontas secas...socorro que desespero! Como lidar com isso? Pera...não se preocupe, vamos discutir sobre isso mais tarde. Esse tipo de cabelo costuma ser mais volumoso, mais "indomável", difícil de controlar.

  • OLEOSOS: esse daqui então...facilidade pura, ele tem raiz brilhosa, fios brilhosos, pontas brilhosas ai que exagero,  mas é um brilho bonito? Um brilho natural? Claro que não. A vida não seria tão justa. Fica aquele aspecto de sujo, mesmo quando os cabelos estão limpinhos, recém-lavados. Como entender né? Já esses tem aparência de sempre sujos, coladinhos na cabeça, sem balanço, sem volume, sem balanço.

  • MISTOS: Eu gosto de chamar esse de MEU TIPO DE CABELO, ou também de tico-tico no fubá...ele que é tão indeciso quanto eu, e quanto a maioria de nós, pensou: PORQUE SER APENAS UM, SE EU POSSO SER OS DOIS?? E lá foi ele, uniu os dois tipos em um cabelo só, raiz oleosa e pontas secas. Esse tipo é o mais comum, mas pelo que eu entendo (já que é o que eu cuido diariamente.rsrs) o mais fácil de lidar.

  • NORMAIS: Quero nem me prolongar nesse tipo, porque já dá ódio só de imaginar nénon? Imagina que maravilha ele estar entre o oleoso e o seco? Ou seja, o que todos deveriam ser. Volume na medida certa, nem seco demais, nem oleoso demais, brilhoso, com balança, ou seja, perfeito. Mas eu ainda não conheço ninguém assim, se conhecerem me apresentem, que eu pra morrer de inveja, mas morrer com motivos.kkk
Não sejam precipitadas, cabelo tem manias mesmo, hoje ele tá seco arrebentando só no olhar furioso dazinimiga, amanhã ele já tá quase virando objeto de estudo pra biodiesel de tão oleoso...é assim mesmo, já disse que ele tem vida própria. Vamos lidar com isso muito fácil falar. kkk


Então...o cabelo tá horrível, nada adianta, já tentou milhões de receitas e produtos...nada!!
Calma Brasêl, a coisa tem solução e é mais fácil do você pensa...Vem comigo que eu te ajudo.

Primeiro vamos falar sobre como cuidar dele no dia-a-dia, você usa shampoo nas pontas? Condicionador na raiz? Não tira o excesso de máscara? Penteia com força total e com escova? Vamos parando por aqui mocinhas...a coisa tá toda errada.

Segundo...compre um pente de madeira...sim agora...ele é nosso melhor amigo. Possui dentes largos e ainda faz diminuir o frizz, comparando com escova normal.

Depois trate de descobrir do que seus fios andam precisando. Entenda e conheça seu cabelo...É oleoso? Seco? Misto? Precisa de maciez? De brilho? De resistência? Calma...isso vc descobre com o tempo. Mas assim que descobrir compre produtos que atendam às suas necessidades.

Mas pera aí Ana Maria, eu tô sem grana (e quem não tá não é mesmo?), como posso sair comprando o que preciso sem gastar muito? Fácil...sabe aqueles produtinhos baratinhos que estão lá na parte de baixo das prateleiras e ninguém nunca olha pra eles? Então, comece a olhar agora.

Para que vcs tenham noção, meu shampoo custa 4 dilminhas, condicionador 5, máscara de hidratação 13, e meu creme para pentear custa míseros 3,40...depois falarei sobre cada um deles, mas o importante é NÃO IMPORTA O PREÇO, O QUE IMPORTA É O MILAGRE QUE O PRODUTO FAZ. Uma cabeleireira maravilhosa, a Marlene, me falou isso uma vez...e eu que sou boa seguidora de conselhos levei pra vida.

E para que vcs saibam como o meu cabelo está hoje em dia....

Minha amiga maravilhosa Raquel e seu cabelo lindíssimo e eu depois do meu recuperado.


A ideia não foi minha, mas de uma amiga muito insistente, que achou que eu deveria dividir minhas experiências capilares.rsrs
Então não custa tentar. Aqui falarei sobre como recuperei meu cabelo que estava super danificado, usando apenas produtos baratinhos. E como hoje mantenho os resultados que consegui.
Primeiro gostaria de alertar: a coisa não acontece da noite para o dia. Precisa de muita dedicação e principalmente paciência.
Meu cabelo por exemplo demorou pouco menos de 3 anos para se recuperar completamente.
Segundo, eu espero que isso ajude meninas que estão se sentindo insatisfeitas com o estado em que seus cabelos se encontram...e acreditem, isso pode mudar, basta querer.
Então...não sou especialista em nada, não fiz curso nenhum, apenas fui uma curiosa e sem medos, que sai testando de um tudo nos cabelos e que muitos deram certo, outros nem tanto.
O importante é tentar e não desistir no primeiro obstáculo.
Para que vcs possam entender um pouco, eu tinha cabelos grandes e resolvi fazer luzes no final de 2012, entretanto não satisfeita, descolori e pintei de loiro. A agressão foi tão forte que ele sofreu corte químico. Se tornou quebradiço, poroso, sem brilho...sem vida.
Então, lá fui eu tentar salvar meu cabelo.
Meu cabelo depois do corte químico em 2013